Anuncie

Anuncie

Coelba identifica 23 irregularidades em operação no Oeste da Bahia

Energia recuperada seria capaz de abastecer todo o município de Luís Eduardo Magalhães durante 15 dias


A Coelba finalizou, na sexta-feira (16), uma operação de combate ao furto de energia elétrica em cinco municípios da região Oeste da Bahia. Durante 10 dias, as equipes da distribuidora vistoriaram cerca de 100 unidades consumidoras, localizadas nas zonas rurais das cidades, e identificaram 23 ligações clandestinas. Estima-se uma recuperação de energia na ordem de sete milhões de KWh, que é capaz de abastecer a cidade de Luís Eduardo Magalhães durante 15 dias.

No total, nove equipes trabalharam na operação e percorreram cerca de 350 quilômetros por dia. Duas grandes irregularidades foram encontradas: a primeira em uma indústria localizada em Luís Eduardo Magalhaes, e a segunda em uma propriedade agrícola na zona rural do município de Barreiras. Além dos dois municípios, os técnicos percorreram as cidades de Riachão das Neves, São Desidério e Formosa do Rio Preto.

A operação faz parte de uma força-tarefa que a Coelba vem fazendo para identificar e remover as ligações clandestinas em todo o Estado. A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

Crime e denúncias

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Fonte: Coelba

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.