Anuncie

Anuncie

EUA fazem as pazes com a ciência


Foi com uma canetada — sua assinatura posta em um documento já previamente escrito — e isto bastou para que o presidente americano Joseph Robinette Biden Jr trouxesse de volta os EUA para o Acordo de Paris e todos seus compromissos de reduzir emissões de carbono para segurar o aquecimento global. Ele estava há poucas horas no cargo e foi a primeiríssima ordem que deu. “Bem-vindo de volta ao Acordo”, tuitou o presidente francês Emmanuel Macron. De presto, Biden também revogou a permissão para construir um oleoduto entre Canadá e o Golfo do México. Foram duas entre 17 ordens. Em todas áreas e edifícios do governo federal, distanciamento social e uso de máscaras passa a ser obrigatório. A política que retirava de imigrantes ilegais seus filhos foi cancelada. Aquela que proibia a entrada de muçulmanos no país, idem. Assim como foram suspensas “imediatamente” quaisquer obras em muros ou cercas que separam os EUA do México. (New York Times)

São só as primeiras horas de governo, mas pelos símbolos da história americana que escolheu distribuir pelo Salão Oval, Biden dá o tom de como deseja presidir. Em posição proeminente está um retrato de Benjamin Franklin, para lembrar o compromisso com a ciência. Escolheu colocar lado a lado os primeiros aguerridos rivais políticos da nação, Thomas Jefferson e Alexander Hamilton — memória de que o bom debate produz boa política. Estão por seu escritório bustos de César Chavez, Martin Luther King, Rosa Parks e Allan Houser — o primeiro um herói da luta pelos direitos de latinos, outros dois pelos dos negros e, o último, um chefe apache. No lugar onde agora está Franklin, Donald Trump tinha um retrato do presidente Andrew Jackson, responsável pela morte de milhares de indígenas. (Washington Post)

Na íntegra, o discurso de Biden. Assista.

A posse também contou com apresentações de artistas como Lady Gaga, que cantou o hino americano. Confira.

Fotos: quem estava presente no evento e uma galeria do dia.

E claro, não faltaram memes. O senador democrata Bernie Sanders sentado sozinho durante a posse foi prato cheio para as redes sociais. Veja.

Fonte: Meio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.