Anuncie

Anuncie

Prefeitura de São Desidério inicia Campanha de Vacinação Antirrábica no município seguindo protocolo para evitar contágio do coronavírus


A Prefeitura de São Desidério por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica iniciou nesta terça-feira, 18, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos e se estende até o dia 02 de outubro. Na sede foi montado um ponto fixo para a imunização na Praça Abelardo Alencar, no horário de 08:00 às 14:00 horas e na zona rural a vacinação será feita de casa em casa. A meta é vacinar cerca de 6.200 animais entre cães e gatos em todo o município.

“Diferente das outras ocasiões, não haverá o Dia D de vacinação na sede e nos distritos para realização da vacina em único dia devido à pandemia do novo coronavírus, tendo que observar os protocolos que devem ser seguidos. Para que todos possam vacinar seus cães e gatos com tranquilidade, a vacinação será feita por rotas pré-determinadas por povoados do município, sendo realizada casa a casa, e na sede com ponto fixo e um prazo maior, para evitar a aglomeração de pessoas”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Luzeni Alves.

“A vacina é destinada apenas para animais a partir de 03 meses de idade, exceto os que estão doentes. Mas, se houver casos de animais em idade, jovem/adulto que nunca foram vacinados, o chamado de primo vacinado, este deve tomar a primeira dose e depois de 30 dias o animal deve ser levado a Unidade da Vigilância Epidemiológica para tomar a segunda dose de reforço. Só lembrando que as fêmeas que estão gestantes e em fase de amamentação não podem receber a vacina”, disse o veterinário da Vigilância Sanitária, João Vicente.

A coordenadora ressalta ainda que para evitar a disseminação da Covid-19, o uso obrigatório de máscara pelos tutores que levarem os bichos para imunização será obrigatório e nem idosos e crianças podem levar os animais. “É importante também levar a carteira de vacinação do animal. Vamos trabalhar para bater a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, todos os anos conseguimos e esse ano não vai ser diferente”, ressaltou.

Fonte: Ascom/SD

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.