Anuncie

Anuncie

Suspensas viagens da Europa para EUA; coronavírus é pandemia


Em anúncio transmitido nacionalmente direto do Salão Oval, ontem à noite, o presidente americano Donald Trump anunciou que serão suspensas as viagens desde a Europa continental até os EUA por trinta dias — começa na noite de sexta-feira. O Reino Unido está fora do bloqueio. Cidadãos americanos poderão vir do continente, mas ficarão de quarentena. O anúncio foi feito sem que houvesse previamente qualquer tipo de comunicação com os chefes de Estado europeus ou com executivos das companhias aéreas. Nunca uma medida do tipo foi tomada antes. (New York Times)

Foi um dia tenso, que abriu com a Organização Mundial de Saúde declarando que a nova cepa de coronavírus já é uma pandemia — uma epidemia em escala mundial.

Chris Chiliza, editor-chefe da CNN: “O presidente Donald Trump tentou assegurar o público de que seu governo está fazendo tudo para segurar a pandemia. Seu discurso demonstrou foram os mesmos bodes expiatórios e a xenofobia mal-disfarçada, seus instrumentos habituais em crise. Já nas primeiras frases, ele se referiu ao coronavírus como um ‘vírus estrangeiro’. Sua mensagem é clara: Ele, ao contrário de outros líderes, tratou da ameaça desde cedo restringindo viagens da China; A Europa não foi inteligente; Assim, o ‘vírus estrangeiro’ se espalhou; Ao bloquear viagens da Europa, vencerá o invasor. Trump tem dificuldades de admitir que errou.” (CNN)

A NBA suspendeu, indefinidamente, a temporada de jogos. Decisão se deu após um jogador do Utah Jazz apresentar resultado preliminar positivo para o COVID-19 pouco antes da partida entre o Jazz e o Oklahoma City Thunder na Chesapeake Energy Arena. “A NBA usará esse hiato para determinar os próximos passos para avançar em relação à pandemia de coronavírus”, disse a nota. (Uproxx)

Uma lista de eventos cancelados pelo mundo. (ArtNet)

O Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, confirmou ontem mais 16 casos de coronavírus. Os casos ainda não foram repassados ao Ministério da Saúde e, portanto, não foram contabilizados. O balanço do Ministério apontou, ontem, para 52 casos confirmados no Brasil. O prazo para a notificação ao Ministério é de 24 horas e o hospital está dentro do prazo.No total, o hospital já confirmou 38 casos. Desde o primeiro teste confirmado pelo Einstein, em 24 de fevereiro, o hospital realizou 2.429 testes para o novo coronavírus. Total do País sobe para 69. (G1)

A PUC-SP confirmou dois casos de coronavírus em alunos da instituição. (Folha)

Coronavírus: eventos devem ser adiados e aulas devem ser suspensas no Brasil? Para especialistas consultados pela BBC News Brasil, mesmo que seja uma medida classificada como eficaz, as autoridades podem considerar que ainda não é o momento de ações como suspensão de aulas ou de grandes eventos. O principal argumento, segundo eles, é que não há registros de nenhum caso de transmissão comunitária — quando o vírus circula e não é possível mais rastrear a origem dos casos. No entanto, dizem que em pouco tempo, com o aumento de casos, será fundamental evitar aglomerações e grandes eventos. Diz Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia: “Neste momento, a principal orientação é para que as pessoas mantenham a higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência e manter os locais sempre limpos”. (BBC)

O ator Tom Hanks e a mulher, Rita Wilson, anunciaram que testaram positivo para coronavírus, segundo informações a Variety, publicadas na noite de hoje. Hanks e Wilson, ambos com 63 anos, estavam viajando pela Austrália quando foram diagnosticados com o vírus. Eles revelaram a notícia em comunicado publicado nas redes sociais. (UOL)

E convidados que estiveram no casamento da influenciadora digital Marcella Minelli, irmã da blogueira fitness Gabriela Pugliesi, estão preocupados com a possibilidade de terem sido infectados com o novo coronavírus. O Grupo Txai Resorts, onde ocorreu o casamento, afirmou que um de seus hóspedes foi diagnosticado com coronavírus. (Folha)

Fonte: Meio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.