Anuncie

Anuncie

PRF recupera veículo roubado e prende homem por receptação na Região Oeste da Bahia

Só nos primeiros trinta dias de 2020, a PRF na Bahia recuperou 36 veículos furtados, roubados ou adulterados. E muitos dos veículos recuperados não possuem seguro e quando são devolvidos aos legítimos proprietários se sentem extremamente agradecidos com a ação policial.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou no ano passado 488 veículos que circulavam com registro de roubo ou furto pelas rodovias federais que cortam o estado. O levantamento realizado representa um aumento de 8% em comparação a 2018, quando foram recuperados 450 veículos.

Em 2020, o sucesso nas fiscalizações com foco ao combate a roubo e furto de veículos continua. A média de veículos recuperados este ano é de mais de 1 veículo por dia, representando o esforço contínuo do órgão no enfrentamento à criminalidade. O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país.

A última ocorrência foi registrada na Região Oeste, no final da tarde de segunda-feira (03), durante fiscalização da PRF no Km 784 da BR 242, em Barreiras quando foi dada ordem de parada a um VW/Gol TL, com placas de Góias.

Durante a abordagem, o condutor de 40 anos, não apresentou a documentação (CRLV) do automóvel, o que levou a equipe a aprofundar a fiscalização no Gol.

Ao verificar os elementos identificadores do carro e comparar com a consulta realizada no sistema de dados, constatou-se divergências entre o cadastro e a documentação apresentada pelo motorista. O veículo estava com diversas adulterações nos elementos identificadores.

Os agentes constataram se tratar na realidade de um veículo roubado em janeiro/2016, no Distrito Federal (DF). Para não levantar suspeitas e tentar ludibriar fiscalizações, as placas originais foram trocadas de um carro com características semelhantes.

Questionado, o condutor informou que comprou o carro no ano passado na cidade de Baianópolis. Informou ainda que negociou o Gol mediante troca com outro veículo usado e pagou mais 7.000 reais.

O veículo apreendido e o infrator foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil local, para os procedimentos cabíveis. Ele responderá pelo crime previsto no art. 180 do Código Penal (receptação).

A PRF alerta que associado aos crimes de roubo ou furto, são identificados outros como uso de documento falso e receptação, o que dificulta a identificação do crime e exige uma fiscalização minuciosa por parte dos policiais.

Orientação e dicas da PRF na compra de veículo usado

Atenção redobrada deve ter também o cidadão ao realizar a compra de um veículo usado. Algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé. A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.

Um outro alerta quanto a veículos clonados é para os proprietários que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram. Nesses casos, é importante que procurem o órgão de trânsito para relatarem a possibilidade do veículo ter sido clonado.

Fonte: PRF BA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.