Anuncie

Anuncie

Aniversário de São Desidério/BA: Terno em Homenagem a Nossa Cidade


Histórico dos Ternos de São Desidério

O Terno é de tradição Açoriana, é uma cantoria acompanhada por instrumentos musicais que ocorre geralmente no mês de dezembro até a véspera do dia 06 de janeiro, data em que são homenageados os Reis Magos. Um grupo de tocadores entoa versos alusivos ao evento em homenagem ao dono da casa visitada, e em frente à porta inicia a cantoria, que é prestigiada por pessoas que se juntam ao terno, acompanhando os tocadores casa por casa.

Em nossa cidade, a apresentação do Terno foi realizada pela primeira vez pelo saudoso Maestro Heliodoro Ribeiro na década de 50. Anualmente ele organizava as canções com seu grupo musical e convidava as vozes para acompanhar. 

No ano de 2002 o grupo da Melhor Idade Padre Jacy reviveu a manifestação. E só em 2009 voltou a se apresentar com o apoio do poder Público Municipal através da Secretaria de Cultura.

Essa nova formação foi idealizada como forma de fortalecimento dessa tradicional manifestação em nossa cidade integrando as senhoras do Projeto da Melhor Idade com crianças e jovens que desejam participar. 

O projeto Encontro de Gerações tem sua formação com a banda de músicos da cidade são eles: João Marcos Almeida no Sax, Luiz Macêdo na Corneta, Ilbanês na flauta, Rodrigo Rocha no violão, Clézio no cavaquinho, Votan no cavaquinho, Ocival no bumbo,Breno no violão e André no Sax Alto. O projeto tem direção de Daniela Pereira e coordenação de Aldair Oliveira com a composição de algumas das letras das musicas que serão usadas. O projeto teve também a colaboração do Maestro Flávio Almeida e apoio da Secretaria Municipal de Cultura através do Fundo Municipal de Cultura. Realização Prefeitura Municipal de São Desidério, governo da Justiça Social e Progresso.

Texto e foto: Organização

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.