Anuncie

Anuncie

Investimentos contribuem para queda de CVLIs em Barreiras

Aumento de efetivo das Polícias Civil e Militar, inaugurações do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), e da Base Avançada do Grupamento Aéreo (Graer), e até de um novo presídio afetaram positivamente o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no município de Barreiras, Oeste da Bahia, que caiu cerca de 11% no último ano.

Foram registrados cinco casos a menos de homicídios, latrocínios e lesões corporais dolosas seguidas de morte em 2019, se comparado ao ano anterior. O mesmo aconteceu entre 2017 e 2018, que teve queda de 14%.

De acordo com o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Barreiras), delegado Rivaldo Almeida Luz, vários motivos levaram a preservação dessas vidas na cidade. “As construções de estruturas como o presídio, o Cicom, Graer e os Distritos integrados de segurança Pública de Barreiras e de Luiz Eduardo nos ajudaram muito”, citou o policial.

Imagem: Alberto Maraux

No último ano, a operação Dark Leste, realizada em conjunto com a PM conseguiu alcançar cerca de 25 criminosos envolvidos com assaltos, tráfico de drogas e homicídios, além de apreender entorpecentes, armas e veículos. “Também houve um crescimento na oferta de trabalho na cidade. Quanto menos gente desempregada, menor o atrativo do crime”, contou o delegado.

À frente da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Barreiras), o capitão PM Marcos Vinícius Oliveira, reforçou ainda que ações sociais desenvolvidas pelas unidades refletem também na redução dos CVLIs. “Além das operações, as ações sociais realizadas pela unidade e pela Base Comunitária de Segurança também contribuem a longo prazo”, contou o oficial e frisou que só no ano passado mais de 700 jovens foram formados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), após receberam aulas dos policiais da unidade.

A cidade também é policiada pela equipe da 84ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Fonte: SSP/BA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.