Anuncie

Anuncie

INPE registra 313 focos de incêndio em São Desidério/BA em apenas 2 dias


Os satélites do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registram, que durante estes dois dias (26/09 e 27/09) - LINK, foram contabilizados 313 focos de incêndio no município de São Desidério/BA. 

São Desidério/BA, segundo o Inpe, é a primeira - em âmbito estadual, com maior número de focos de queimada. Em seguida aparecem: Barra/BA (279), Santa Rita de Cássia/BA (223), Cocos/BA (178), Formosa do Rio Preto/BA (178) e dentre outros. 


Ainda de acordo com o instituto, a cidade é a sétima - em âmbito nacional, com maior número de focos de queimada. Antes aparecem: Lagoa da Confusão/TO (332), Mateiros/TO (427), Alto Paraíso de Goiás/GO (451), Natividade/TO (495), Arrais/TO (526) e Paranã/TO (618).


Os dados constam em levantamento diário feito pelo instituto atráves do Programa Queimadas. O relatório também mostra que, de janeiro até hoje, o acumulado é de 6762 incêndio na cidade.

Monitoramento

Os satélites do Inpe conseguem diagnosticar todos os focos de incêndio que tenham pelo menos 30 metros de extensão por um metro de largura. De acordo com o Instituto, quase todas as queimadas são causadas pelo homem, seja de maneira proposital ou acidental. Estão entre as razões de incêndios e queimadas estão limpeza de pastos, preparo de plantios e desmatamentos

Segundo o Inpe, as queimadas destroem a fauna e a flora nativas, causam empobrecimento do solo e reduzem a penetração de água no subsolo, além de gerar poluição atmosférica com prejuízos à saúde de milhões de pessoas e à aviação. 

Denúncias de incêndios criminosos podem ser feitas ao Corpo de Bombeiros, às prefeituras, às secretarias estaduais do Meio Ambiente e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Info São Desidério com informações do Inpe

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.