Anuncie

Anuncie

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 9ª ROMARIA DO SENHOR DOS AFLITOS


PROGRAMAÇÃO
9ª ROMARIA AO CANTINHO DO
SENHOR DOS AFLITOS

Senhor dos Aflitos, Redentor do Homem, 40 anos abençoando o povo de Barreiras e da região.

“Caminhar de noite com tantas pessoas, enfrentar com os outros, a emoção, o cansaço, o sono, o compromisso e comoção da chegada ao Santuário do Senhor dos Aflitos deixam um sinal dentro de cada um de nós. Me senti uma gota dentro de um rio de fé, oração e esperança” (Testemunho de um romeiro).

11h30 – Acolhimento e oração na Igreja de São João Batista – “Senhor dos Aflitos 40 anos abençoando o povo de Barreiras” (Dom Josafá M. da Silva).

11h50 – INTRODUÇÃO E BÊNÇÃO DOS ROMEIROS – Igreja de São João Batista

Animador: Sejam bem-vindos e bem-vindas à 9ª Romaria ao Cantinho do Senhor dos Aflitos. É com muita alegria que nesta madrugada mágica saímos da matriz de Barreiras para a Igreja de Cantinho, onde está a imagem milagrosa do Senhor dos Aflitos, o Bom Jesus do Cantinho, como chamavam os antigos.

Hoje seremos alguns milhares de devotos que vão agradecer as graças recebidas e como somos sempre pecadores e frágeis, depois de recebermos uma graça, necessitamos de novas. Por isso, estamos aqui de novo para agradecer e pedir.

É muito importante que iniciemos as romarias aqui. João Batista foi o último dos profetas e teve a honra de apresentar para os seus discípulos e contemporâneos, Jesus Cristo, o Redentor do Homem. As palavras do Batista foram essas: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Aqueles agricultores, pescadores, funcionários públicos e os de outras profissões da Galileia e da região começaram a compreender quem era aquele judeu, novo mestre.

A nós que somos devotos, São João Batista quer nos orientar para podermos nos aproximar de Jesus, aquele que está representado na Imagem do Senhor dos Aflitos no Cantinho. Ele dirá a mesma coisa que disse anos atrás: “Ele é Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Como neste ano celebramos 40 anos da Diocese de Barreiras, estamos refletindo sobre a caminhada de nossa Igreja Local e como Senhor dos Aflitos fez parte desta caminhada. Se Dom Ricardo propôs como tema de seu ministério, conhecer Cristo Redentor do Homem, o povo de Barreiras e da região experimenta na Imagem do Senhor dos Aflitos a proximidade de Jesus, Filho de Deus. Como os primeiros discípulos de João, devemos ir e permanecer com Jesus, quem sabe seguindo e amando.

Neste gesto sacrifical de caminhada queremos experimentar a presença de Maria, Mãe de Jesus e dos Caminhantes e de todos os irmãos e irmãs que ajudam um ao outro quando o caminho se faz duro, o cansaço bate e o frio da madrugada se faz intenso tornando o gesto devocional mais apropriado para reconhecer os pecados e incentivar a conversão para o início de uma vida nova.

Nesta caminhada cantaremos várias vezes: “Senhor dos Aflitos é o Senhor de muita luz! Favoreça o povo todo, ó meu Senhor dos Aflitos!”

Durante o percurso, vários momentos de devoção (cantos, Rosário, orações e Via Sacra outras orações).

Oração do Peregrino (Cf. Manual do Peregrino ao Cantinho do Senhor dos Aflitos).

RECOMENDAÇÕES (Dom Josafá M. da Silva)

00h00 – Saída da Romaria em direção à Ponte Ciro Pedrosa

Na Ponte Ciro Pedrosa – uma oração pela cidade que completou 128 anos de emancipação.

ATRAVESSANDO A PONTE UMA PALAVRA SOBRE O PARQUE DE EXPOSIÇÕES – Engenheiro Geraldo Rocha

Localizado em uma bela curva do rio Grande. É um lugar privilegiado, porque fica bem no meio da cidade, facilitando o afluxo da população.

O Parque de Exposições engenheiro Geraldo Rocha teve sua construção iniciada em setembro de 1975, inaugurado em julho de 1976, com a primeira Exposição-Feira Agropecuária de Barreiras. As feiras, eventos e exposições de Barreiras encontraram no Parque um espaço privilegiado.

A Igreja também fez vários eventos no Parque. A Visita da Imagem do Divino Pai Eterno.

00h20 – PERCURSO Barreirinhas até a Rua das Turbinas

Cantos e Orações

LIDOS TRECHOS DA Carta Pastoral de Dom Josafá sobre os 40 anos da Diocese de Barreiras

0h30 – HOSPITAL DO OESTE – Homenagem à Ir. Dulce que será canonizada, segundo a previsão em outubro de 2019.

Inaugurado no dia 26 de junho de 2006, 13 anos de serviço. É o único grande hospital para a população carente e atende as cidades da Região, do Sul do Piauí, Tocantins e até Goiás.

Administrado pela OSID – Obras Sociais Irmã Dulce desde 2006, o Hospital do Oeste, recorda a Ir. Dulce dos Pobres a quem saudamos neste momento e pedimos a intercessão.

285 leitos. Já atende muitas especialidades e o Governador assinou ordem de serviço este ano para ampliação nas áreas Cardiologia e Oncologia.

Oração pelos Doentes, médicos, enfermeiros, técnicos, acompanhantes, parentes e amigos dos que estão hospitalizados.

Homenagem à Nossa Senhora Saúde dos Enfermos

CHEGADA NA ROTATÓRIA DO ANEL VIÁRIO e Entrada na Estrada Vicinal. Inaugurado no dia 10 de fevereiro de 2014, o Anel Viário faz circular as carretas, os caminhões, ônibus e outros veículos que antes circulavam pelo centro de Barreiras. Com a construção do Anel Viário não temos mais de 3 mil caminhões que cruzavam diariamente nos dois sentidos, pelo centro da cidade, causando engarrafamentos, acidentes vários, inclusive fatais. Rezemos pelos que estão nas estradas.

1h30 – Percurso da Vila Amorim (São Francisco – Padroeiro da Vila Amorim– Anel Viário), (Santo Antônio), Arboreto I e II (742 unidades para 3000 pessoas (Santo Expedito), Arboreto II (Santa Rita de Cássia), Residencial São Francisco (São Francisco de Assis), Programa Minha Casa Minha Vida, e inaugurado dia 7 de outubro de 2015, compondo 1.476 unidades para 6 mil famílias de baixa renda.

Estação de Tratamento de Esgoto e Centro Industrial de Barreiras.

Oração pelos viajantes, motoristas, transportadores, etc. Oração pelos motoristas, passageiros e viajantes.

No percurso, Mistérios do Terço e cânticos.

2h30 – Início da Estrada Vicinal para o Cantinho

Bendito ao Senhor dos Aflitos (Manual do Peregrino, p. 38).

2h45 – CONJUNTO PENAL DE BARREIRAS

Inaugurado no dia 2 de junho de 2017, unidade moderna e equipada, com capacidade para 533 internos, com condições de cumprir a sua missão de ressocialização dos internos.

Para assistência aos presos, existe a Pastoral Carcerária

Oração pelos Detentos

3h00 – Percurso entre Conjunto Penal de Barreiras até Barroca

Oração pelas populações da zona Rural – A Via Sacra

4h00 – Da entrada de Barroca até Sucuriú – Oração pelos produtores, criadores, trabalhadores e moradores do campo (Livro de Bênçãos). Oração do Terço.

4h30 – ACOLHIMENTO DA ROMARIA – ARCO NA ENTRADA DO POVOADO – PROCISSÃO COM A IMAGEM DO SENHOR DOS AFLITOS ATÉ A IGREJA DO CANTINHO

5h00 h – Encerramento da Romaria

Ladainha do Senhor dos Aflitos (Manual do Peregrino, p. 35)

5h15 – Celebração Eucarística

Oração dos romeiros: “Ó Deus todo-poderoso, que sempre concedeis vossa misericórdia a quem vos ama e que em nenhum lugar do mundo estais longe de quem vos procura, ficai ao lado destes vossos filhos, peregrinos (romeiros), e guiai-os no seu caminho, para que de dia a vossa sombra os envolva e de noite a luz da vossa graça os ilumine e eles possam, assim, chegar felizmente ao seu destino em vossa companhia. Por Cristo nosso Senhor. Amém”.

COORDENAÇÃO:

Dom Josafá M. da Silva, Bispo Diocesano; Padre Pedro Felipe Macedo Ramos, Reitor do Santuário do Senhor dos Aflitos, Padre Rarison Milhomens Guedes, Administrador Paroquial da Paróquia São José – Vila Brasil e o Padre Gleicimar Santos de Jesus, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Luzia.

Colaboração dos padres Daniel Luiz Pereira e dos seminaristas Gilton Silva dos Santos, Jefferson de Souza Santos e Washington Carvalho.

Fonte: Diocese de Barrieras/BA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.