Anuncie

Anuncie

Abapa traz segunda edição da Cotton Bike para Barreiras com pista e estrutura elogiada por atletas e visitantes

Segunda edição da Cotton Bike foi novamente ranqueada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), distribuiu R$ 15 mil em prêmios na modalidade de Mountain Bike Olímpico (XCO) que contou com a participação de cerca de 200 atletas em 17 categorias.


Com uma pista técnica e estrutura bastante elogiada pelos atletas e visitantes, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu na manhã deste domingo (7) a segunda edição da Cotton Bike, no Haras do Dely, em Barreiras. Cerca de 200 atletas inscritos vieram da Bahia e dos estados vizinhos como Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal para competir em 17 categorias em uma disputa por uma premiação total de R$ 15 mil e pontos para o ranking nacional de Ciclismo. A Cotton Bike reuniu em só espaço todos os públicos que conferiram, de um píer, a técnica e a radicalidade dos atletas da modalidade de Mountain Bike Olímpico (XCO). O público visitante teve à sua disposição área de alimentação, playground com brinquedos e atividades lúdicas para as crianças, slackline e orientações para a saúde e vida saudável. O evento contou com a animação do DJ Charles e encerramento com o rock da banda Vintage Tune.


Da cidade de Ibicoara, da Chapada Diamantina, o ciclista Divonei Bispo, participou pela primeira vez do evento e conquistou a vitória na principal categoria da Cotton Bike – “Elite Masculino”. “É uma pista muita técnica, com muitas subidas e descidas, e consegui administrar bem as cinco voltas sem nenhum imprevisto”, disse Bispo, atual líder do ranking baiano de XCO, e que completou a prova em 1 hora e 16 minutos. Experiente com a pista, a ciclista Paula Gallan, confirmou o favoritismo e levou pela segunda vez a Cotton Bike - “Elite Feminino”. Ela completou três voltas em 53 minutos. “Essa prova é uma das mais organizadas e estruturadas da Bahia. O percurso é muito bem marcado com pontos de apoio e hidratação e isso conta muito importante para os atletas. Só temos que agradecer a Abapa por incentivar o esporte e o ciclismo”, afirma a campeã baiana de XCO e atual bicampeã da Cotton Bike, original da cidade baiana de Ituaçu, também na Chapada Diamantina.


A organização da Cotton Bike recebeu elogios do árbitro representante da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Denildo Gomes. “É a minha primeira vez no evento, estou surpreso com o tamanho da estrutura e com a qualidade da pista. A Abapa está de parabéns ao apoiar o ciclismo e o esporte. O evento tem todos os pré-requisitos de organização para sediar futuramente uma etapa do campeonato nacional da modalidade de XCO’, afirmou. Ao prestigiar e apoiar a Cotton Bike, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, reforçou a importância da Abapa em trazer competições esportivas para Barreiras e região. “A entidade está de parabéns ao trazer para Barreiras um evento deste porte. Tenho certeza que para os próximos anos ele ficará ainda maior e com mais prestígio entre os barreirenses”, afirma.

Antes da competição oficial, a Cotton Bike abriu espaço para as crianças e adolescentes que fizeram a festa nas categorias kids 1 e 2, de 3 a 14 anos. Os pais acompanharam a largada e o percurso de cerca de 1 km. É o caso do atleta Wagner Pignata que viu a estreia do filho, Igor, de cinco anos, na competição. “Foi um domingo maravilhoso com a participação do meu filho na competição. Por causa deste tipo de incentivo ao ciclismo e esporte, a Abapa está de parabéns”, afirmou ele que também competiu na categoria “Master B1”. O “Espaço Kids” foi um dos espaços mais elogiados e contou com atividades desenvolvidas em parceria com o Sesc Barreiras como jogos de tabuleiro, cabo de guerra, cama elástica, panobol, pintura facial, pula pula, cama elástica, dentre outras.


Satisfeito com o resultado, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, acredita no esporte como uma forma de envolver a sociedade local. “A Bahia tem o status de segundo maior produtor de algodão do Brasil. Assim como fazemos no campo, ao produzir algodão com qualidade técnica e sustentabilidade, temos orgulho em levar a Cotton Bike para um domingo com incentivo ao esporte, diversão e integração de toda a comunidade. Queremos ser reconhecidos também como uma entidade que apóia e incentiva o esporte na região”, afirma. A Abapa já tem confirmada a data para o próximo evento esportivo. A terceira edição da Corrida do Algodão será realizada no dia 14 de setembro em Luís Eduardo Magalhães. A Cotton Bike contou com o apoio do Fundeagro e IBA. Os resultados da competição podem ser conferidos no site: http://sistime.com.br/eventos/resultados/?pub=100

Fonte: Ascom do Abapa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.