BFS19

Anuncie

Anuncie

Em Correntina, nova ponte de São Manoel terá capacidade para 216 toneladas

As primeiras estruturas da nova ponte de concreto do Distrito de São Manoel, situada no município de Correntina, já começaram a ser erguidas. Com capacidade para suportar até 216 toneladas, a obra representa um marco para os moradores da região e faz parte do pacote de investimentos do governo municipal para melhorar a infraestrutura na zona rural do município. 


Os investimentos são de R$ 960.707,93 e representam a realização de um sonho antigo da comunidade. “Vamos agilizar o escoamento da produção de produtos da agricultura familiar, além de levar mais emprego e renda para São Manoel e comunidades vizinhas”, ressaltou o prefeito Nilson José Rodrigues.

De acordo com o engenheiro Arthur Bezerra, responsável pelo projeto e fiscalização da obra, “a ponte de São Manoel terá uma estrutura moderna e diferenciada de tudo que já foi construído em nosso município. Antes, as pontes eram com pedras jacarés nas cabeceiras e concreto ciclópico. Já em São Manoel, tudo é feito com estacas e ferragem, o que dará a capacidade para suportar a passagem de caminhões bitrens simultâneos sem problema algum”, destacou

As obras começaram no início de abril e tem previsão de conclusão para até o mês de agosto deste ano. Já foram realizadas as bases de sustentação nas cabeceiras e a empresa contratada já vai começar a perfurar os tubulões com máquinas de ar comprimido. Ao todo serão 15 estacas no leito do rio para sustentar toda a estrutura.

A ponte de São Manoel será a primeira feita com ar comprimido no município. Ao todo, serão 10 estacas de 10 metros de profundidade, organizadas em conjuntos de dois blocos horizontais ao decorrer da extensão da ponte. Já os cinco pilares do centro, terão 14 metros de profundidade e serão construídos sobre a rocha mãe. Para sustentação nas pontas, já foram construídas duas cabeceiras em forma de u, com estruturas reforçadas para garantir a estabilidade da ponte, que terá estrutura arqueada, ou seja, o centro será mais alto que as pontas.

Com 45 metros de comprimento e 5,40m de largura, a ponta também contará com área reservada para passagem de pedestres e espaço suficiente para passagem de caminhões simultaneamente, nos dois lados da ponte. Outra medida de segurança adotada é que a ponte ficará cerca de 1 metro acima das estacas atuais da ponte de madeira, ou seja, livre do alcance de enchentes.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Correntina/BA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.