Anuncie

Anuncie

Pais denunciam que crianças na cidade de Barreiras/BA são levadas a escolas amontoadas em ônibus; vídeo mostra 5 alunos em um banco


Situação acontece no município de Barreiras, na região oeste do estado.

Pais e estudantes reclamam de superlotação em ônibus escolar de Barreiras

Pais de alunos da cidade de Barreiras, região oeste da Bahia, fizeram vídeo para denunciar que os filhos estão sendo transportados para escolas em ônibus lotados e sem cinto de segurança. Conforme as denúncias, a situação acontece com os coletivos que passam pelo bairro Arboreto I. Cinco crianças chegam a dividir um mesmo banco dentro do ônibus.

Cada ônibus do transporte escolar municipal tem capacidade para transportar 60 crianças sentadas, mas, segundo os pais, tem coletivo que chega a transportar mais de 100 alunos, diariamente, pela BR-135.

No dia 5 de fevereiro, a prefeitura entregou mais de 60 veículos de transporte escolar, mas nem todos ainda estão circulando na cidade. Os pais dizem que o número de ônibus não é suficiente para atender a quantidade de alunos do bairro.

Alguns estudantes dizem que já perderam aula por causa de falta de vagas em coletivos.

"O ônibus estava cheio, e eu estava chegando com outro menino, aí o motorista falou que eu não poderia mais entrar. Eu disse que tinha prova, mas mesmo assim ele disse que eu não iria entrar. Disse que não estava nem aí se eu iria perder a prova", diz o aluno Geovani Santos.

Crianças são transportadas amontoadas em ônibus escolares de Barreiras — Foto: Reprodução/TV Oeste

Em um dos vídeos gravados pelas mães, é possível ver que as crianças ficam amontoadas nas poltronas e outras são levadas em pé.

Num mesmo ponto de ônibus do bairro, mais de 300 crianças chegam a ficar aglomeradas para aguardar a chegada dos ônibus.

"A gente fica em casa preocupada, porque a gente não sabe o que acontece nessa BR, por causa de acidentes. E tem crianças que desde sexta-feira não estão indo para a escola porque não está tendo ônibus. A gente quer saber cadê os [ônibus] escolares novos que chegaram em Barreiras, que até agora aqui não entrou nenhum", diz Vanusia Barros, mãe de um dos alunos.

A diretoria de comunicação da prefeitura de Barreiras informou que, por causa da quantidade de veículos adquiridos de uma só vez, houve demora no emplacamento de alguns ônibus. Informou, no entanto, que a situação já foi resolvida e que todos os veículos estão aptos a rodar já a partir desta quinta-feira (14).

Fonte: G1 BA

Tecnologia do Blogger.