22 janeiro 2019

XX Romaria Ecológica marca os festejos de São Sebastião em São Desidério



Dezenas de pessoas participaram da XX Romaria Ecológica de São Sebastião realizada neste domingo 20. Com saída em frente à Igreja Matriz na sede de São Desidério, por volta das 06h30min, os romeiros caminharam por aproximadamente 09 km num percurso via chapada até o povoado de Morrão.


A manifestação já faz parte do calendário cultural do município. Pausa para farofa e rodas de samba animaram os participantes durante o trajeto. O pequeno Miguel participou pela segunda vez. “Ano passado vim pela primeira vez e gostei. Esse ano voltei especialmente para refazer o percurso e participar dos festejos de São Sebastião com meus avós”, declarou o participante natural de Brasília.


Na chegada dos romeiros ao povoado, uma procissão conduziu o andor com o santo que é padroeiro da localidade até a igreja onde foi celebrada uma missa solene que contou com presença de autoridades e população em geral. “Há cerca de oito anos participo dessa tradição. Esse ano veio apenas eu e meu tio. Para minha família já virou tradição participar da Romaria Ecológica de São Sebastião”, comentou o participante Rendell Lurik.


História – A Romaria Ecológica surgiu a partir de um resgate cultural do percurso em virtude de ser esta a única via de acesso entre a sede de São Desidério e o povoado de Morrão na década de 1960. O trajeto foi esquecido, anos mais tarde, por conta da viabilização de outra estrada de acesso. Em 1999 a romaria teve início por meio da iniciativa popular e posteriormente passou também a contar com o apoio da Prefeitura Municipal.


“A Romaria Ecológica de São Sebastião, que este ano completa 20 anos de tradição contou com boa participação popular e isso mostra a riqueza das tradições do nosso município e a Prefeitura sempre está valorizando e apoiando essas manifestações culturais”, afirmou o prefeito Zé Carlos. O encerramento foi marcado por um almoço servido aos romeiros.


Canabravão – Além de rezas e celebrações na sede do município e outros povoados, também na localidade de Canabravão, a aproximadamente 20 km da sede, as comemorações em honra ao santo contaram com rezas nas residências e celebração de uma missa solene na igreja local realizada à noite.


Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Lucas Ribeiro