18 outubro 2018

Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em São Desidério



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou na tarde de quarta-feira 17, a Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do adolescente no Centro Cultural.

Na abertura do evento, realizada no Centro Cultural, estudantes da sede, de escolas da zona rural e professores participaram do momento que também contou com a presença do presidente do CMDCA, Josias Pereira, da representante da Secretaria de Assistência Social, Méria Dias, da secretária de Educação, Iléia Almeida, do representante do Conselho Tutelar, Edilton Vieira, e de representantes de outros conselhos.


“Agradeço a parceria de todos os envolvidos em busca dos direitos da criança e do adolescente. Estamos felizes pela participação de todos aqui, principalmente das crianças e os adolescentes que são os protagonistas das políticas públicas”, destacou o presidente Josias ao apresentar a formação do CMDCA.

Norteada pela temática central “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das violências”, os participantes também prestigiaram apresentações culturais na abertura. “Este é um espaço amplo de democracia e discussões”, afirmou a representante da SAS, Méria Dias. “Sempre contamos com o apoio dos conselhos na área da educação, pois temos muitos desafios, e é importante a participação de crianças e adolescentes nesse diálogo pré-conferência”, complementou a secretária de Educação, Iléia.


A continuidade da programação aconteceu no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, onde os participantes discutiram cinco eixos temáticos, seguido da elaboração das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Municipal, prevista para acontecer em novembro. “Estou participando para conhecer sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e por isso está sendo muito importante para mim”, declarou a estudante Vitória Santos, 11 anos, da Escola Municipal João Vieira de Barros, em Ilha do Vítor.

Ascom SD
Texto e foto: Ana Lúcia Souza