18 julho 2018

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realiza atividades em Postos de Saúde de São Desidério



Desde o mês de maio deste ano, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF tipo I) realiza trabalhos de orientação e educação permanente em unidades de saúde de São Desidério. Na tarde de sexta-feira, 13, foi a vez das gestantes atendidas pelo Posto de Saúde Antônio Pereira da Rocha participarem de atividades propostas pela equipe do NASF composta por Psicóloga, Farmacêutico, Assistente Social, Nutricionista, Educadora Física, Fisioterapeuta e Fonoaudióloga.

No total serão nove encontros com as cerca de 50 gestantes atendidas atualmente neste posto de saúde, informando e debatendo sobre uma série de assuntos que envolvem a gestação, desde os cuidados com o corpo aos cuidados com o bebe. “Quando recebemos orientações de profissionais nos sentimos mais preparadas para enfrentar as dificuldades e dúvidas que vão surgindo, além de ter também a troca de experiências com outras pessoas, quanto mais conhecimento melhor”, comemora a gestante de sete meses, Welle Dhayane.

“Nosso objetivo é promover saúde e prevenir agravos por meio de orientações e vivências com os usuários, porém o NASF não é porta de entrada para atendimento individual com o profissional, pois é uma equipe de apoio”, explica a fonoaudióloga Taynara Freitas ao lembrar que o NASF também é resultado das demandas apresentadas na Conferência de Saúde realizada no município.


O projeto de credenciamento para implantação do NASF foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SAS) de São Desidério por meio da Atenção Básica e aprovado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2017. Desde então a SAS se organizou para ofertar os profissionais e a estrutura exigida para o Núcleo. “Em maio iniciamos nossos trabalhos e já realizamos atividades em todas as unidades vinculadas, seguindo as principais demandas identificadas em cada região”, comenta a educadora física, Daniele Portela.

“O Programa está vinculado a cinco unidades de saúde, assim a atuação do NASF se dará em parceria com os profissionais das Estratégias de Saúde da Família para ampliação das ações da Atenção Básica”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues.

Os Postos atendidos pelo NASF serão o Antônio Pereira da Rocha na sede, Marcos Konish em Roda Velha III, Paulino Antônio do Carmo em Roda Velha I, os postos de Sítio Grande e de Campo Grande.

Fonte: ASCOM da Prefeitura de São Desidério