São Desidério Fest 2018

13 julho 2018

Estudantes de São Desidério são formados no Programa Educacional de Resistência às Drogas e á Violência-Proerd



Aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 13, no Ginásio Amadeu Rodrigues de Carvalho uma cerimônia de formatura para estudantes do município que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência- Proerd. Os alunos do 3º, 4º, 5º e 7º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal do município de São Desidério, receberam certificados do curso. A iniciativa fez parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação e Polícia Militar do Estado da Bahia. São Desidério já alcançou o número de 608 alunos formados pelo Proerd.


O Proerd tem como objetivo realizar um trabalho socioeducativo e voluntário em parceria com a Polícia Militar de prevenção ao uso e/ou abuso de drogas lícitas ou ilícitas, bem como trata sobre a violência associada ou não ao uso. “Esse ano conseguimos ampliar o Proerd para mais duas escolas do município, nosso objetivo é fortalecer a educação, a consciência social e o aprendizado. Parabenizo os instrutores do programa, bem como os gestores escolares que não mediram esforços para realizar o Proerd”, disse a secretária de Educação Iléia Almeida.


Para o Capitão PM Giovanni, os alunos são orientados por meio de apostilas e as lições serão aplicadas nas salas de aulas: “O programa é ministrado obrigatoriamente por um policial militar fardado nas escolas, e composto por 10 aulas, sendo 01 aula de 45 minutos uma vez por semana; A duração do programa é aproximadamente três meses. Nosso objetivo é capacitar crianças e adolescentes para resistirem às drogas e à violência, através de ações ostensivas e de caráter educacional”, explicou.


“Estou muito feliz, porque aprendi muito como evitar as drogas, e partir desses conhecimentos do Proerd irei contribuir com a sociedade”, emocionou a aluna Tamires Santos da Escola Municipal Necy Novais de Cabeceira Grande, ganhadora da melhor redação sobre drogas.


O prefeito Zé Carlos ressalta a importância do programa para a sociedade. “Conhecer os perigos do mundo das drogas, saber dizer não a este mal que assola a nossa sociedade são os princípios do Proerd, que funciona como uma integração da Polícia Militar, família e escola para a valorização da vida e a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz. O Poder Público será sempre parceiro de qualquer instituição que queira trazer melhorias de vida para nosso povo”, assegurou.


Fonte: ASCOM SD