09 fevereiro 2018

'Vaquinha' para O Projeto IV Mostra de Teatro do Velho Chico.



Arrecadação

O Projeto IV Mostra de Teatro do Velho Chico, acontecerá em São Desidério e Barreiras Bahia, território Bacia do Rio Grande onde os Cias. Trakinus, Teatrando, Katurama, Mistura, Offcena X, Grupo Giral, Pachamama, A Secreta, Dobradores de arte, Arte’Manha, Imagem e Ação, ContraCapa e Ká Entre Nós. O dinheiro arrecadado vai ser destinado para custeio de transporte dos grupos e material gráfico.

Acesse o link abaixo de nossa 'Vaquinha Teatral' e colabore com qualquer valor.


O Projeto

O Projeto IV Mostra de Teatro do Velho Chico, acontecerá na cidade de São Desiderio e Barreiras, território Bacia do Rio Grande onde os Grupos Trakinus, Cia. Teatrando, Katurama, Cia. de Teatro Mistura, Grupo Offcena X, Grupo Giral, A Secreta, Pachamama, Dobradores da Arte’Manha, Imagem e Ação, ContraCapa e Cia. Ká Entre Nós. Esses grupos realizarão uma programação durante cinco dias, com uma diversidade de espetáculos teatrais produzidos no oeste e sudoeste da Bahia. Além do mais, serão realizados Workshop sobre o processo criativo dos espetáculos apresentados e Roda de Conversas com Reginaldo Carvalho sobre implementação do curso superior/extensão de teatro no campus da Universidade do Estada da Bahia - UNEB. O projeto acontecerá entre os dis 23 a 27 de marçol de 2018 e beneficiará espaços públicos como Centro de Cultura Celso Barbosa, Ruas e Praças de São Desiderio e o Campus da Uneb na cidade de Barreiras.

O Projeto foi proposto e pensado por que irá envolver grupos de teatro da região Oeste e Sudoeste da Bahia, e tem como objetivo circular e difundir todas as atividades com processo de formação e intercambio no nível municipal e territorial. A REDE começou suas atividades em 2014 e permanece até hoje de forma decentralizada e distribuída realizando seus projetos, uma vez por ano, como I Mostra de Teatro do Velho Chico realizado em Ibotirama, teve apoio financeiro do Edital Calendário das Artes no ano de 2015, II Mostra de Teatro realizado em Bom Jesus da Lapa 2016, apenas com apoio da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e a III Mostra de Teatro realizado na cidade de Caetité, teve apoio financeiro do Fundo de Cultura através do Edital Setorial de Teatro da Bahia. Assim a REDE de Teatro do Velho Chico com mais de 15 grupos de teatro promoveu nesses quatro anos, ações fundamentadas na Lei Orgânica de Cultura, e a rede prova que este projeto é estratégico para o fortalecimento da linguagem do teatro e da sobrevivência dos grupos da região Oeste e Sudoeste da Bahia.

Além de promover ações formativas com oficinas em encontros que envolve uma dedicação exclusiva na difícil tarefa do fazer teatral, vivenciam uma constante busca no aprofundamento dos elementos teóricos e práticos, participando sempre que possível, de cursos, seminários, mostras e festivais. O Diferencial deste projeto é que irá mobilizar diversos grupos de teatro que ficam às margens da Bacia do Rio São Francisco, Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Paramirim e Rio Corrente.

A programação será realizado no Centro Cultural Celso Barbosa e nas praças da cidade, para receber grupos de teatro com apresentações de espetáculos teatrais. Além de contemplar quinze grupos de teatro do oeste e sudoeste da Bahia que vem produzindo ativamente seus trabalhos. Nosso objetivo em propor este projeto é por que na região, não existe nenhuma ação ou projeto de circulação de espetáculos envolvendo grupos de teatro nas realizações de suas atividades de formação, intercambio e apresentações de espetáculos.

O proponente Gilberto Morais é coordenador da Rede de Teatro do Velho Chico e Diretor da Cia. Mistura, já coordenou e executou outros projetos envolvendo o teatro e a cultura popular no território velho chico, como o projeto Teatro no Cangaço dos Territórios, I Mostra de Teatro do Velho Chico que foram apoiados pelo edital calendário das artes, o projeto Roda Popular apoiado pelo edital Rumos do Itaú Cultural, e o Projeto Teatro em Sala de Aula com apoio do edital do Mic-Projetos culturais e a III Mostra de Teatro do Velho Chico aprovado em 2016 pelo Edital Setorial de Teatro da Bahia. E os grupos de teatro envolvidos neste projeto como a Cia. Mistura e a Cia. de Teatro Trakinus, Cia. Teatrando e os demais já participaram de vários projetos e eventos. Em março de 2015 estreou o espetáculo As Lendas do Velho Chico, O Avarento, Prevenir é Melhor Que Remediar na segunda Mostra de Teatro do Velho Chico realizando na cidade de Bom Jesus da Lapa, depois a REDE seguiu participando de outros projetos de formação como: Rede de Cooperação Culturais do Velho Chico da FUNDIFRAN – na cidade de Riacho de Santana.

O dinheiro arrecadado vai ser destinado para custeio de transporte dos grupos de Teatro que fazem parte da REDE de Teatro do Velho Chico e também com material grafico Cartaz, Livreto com programação completa, Banner, outdoor, camisas, divulgação em rádio e carro de som. 

ACESSE NOSSAS PÁGINAS NA INTERNET E FIQUE POR DENTRO DE TUDO DA REDE

BLOG DA REDE DE TEATRO DO VELHO CHICO



BLOG DA I MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO


BLOG DA II MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO


BLOG DA III MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO


Informações: IV Mostra de Teatro do Velho Chico