17 janeiro 2018

São Desidério: Participe da XIX Romaria Ecológica de São Sebastião neste sábado, 20.


(Romaria Ecológica de São Sebastião. Ano: 2016) 

(Romaria Ecológica de São Sebastião. Ano: 2016) 

Romaria

Fiéis da cidade de São Desidério têm encontro marcado neste sábado, 20 de janeiro, bem cedo, em São Desidério, para mais uma 'Romaria Ecológica de São Sebastião', tradicional evento religioso e popular que, anualmente, reuni um grande público. Esta é a décima-nona edição da romaria.

Saída, chegada e retorno

A saída será da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, às 6h da manhã. 7h40 ocorrerá a parada para lanche e roda de samba na Malhada do Jatobá. A chegada está prevista para às 9h20 no Povoado Morrão, logo após às 9h30 acontecerá a procissão com o andor do Santo até a Igreja local. A Missa Solene, celebrada pelo Padre Mário, será iniciada às 10h, os romeiros terão um belo almoço (feijoada) a partir das 12h. O retorno para a cidade de São Desidério ocorrerá a partir das 14h30 e será via ônibus.

Participe

Leve a sua farofa e água. Proteja a natureza: Não jogue lixo no caminho e nem arranque as folhagens. Viva São Sebastião!

Origem

Segundo o escritor Florentino de Souza, a romaria foi criada pelo maestro Heliodoro Ribeiro, antes da década de 60 do século passado. O percurso era por uma trilha pela Chapada (área do Cerrado, também conhecido por Gerais).

"Este era o único caminho que havia entre São Desidério e o Morrão à época. Com o passar dos anos e a viabilização de outra estrada (para a passagem de veículos motorizados), o trajeto e o costume ficaram esquecidos", relembra Souza.

Info São Desidério com informações de arquivo pessoal de Florentino Souza e informações da ASCOM de São Desidério.