12 janeiro 2018

CRAS de São Desidério realiza oficinas de artesanato com gestantes



As equipes da Secretaria de Assistência Social vêm desenvolvendo vários trabalhos com o público assistido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Uma das atividades criadas recentemente envolve gestantes e tem deixado uma marca de criatividade e emoção.

“Esse é um momento feliz em nossas vidas, é emocionante transformar uma coisa que seria lixo em parte do enxoval de nossos filhos”, comenta a dona de casa Edivânia Ferreira. Ela participa de um grupo de mulheres que recebem oficinas de artesanato e com muito carinho reutilizam objetos transformando-os em peças que irão compor e enfeitar o quarto dos bebês.


A ideia surgiu para complementar a assistência destinada às usuárias dos serviços do CRAS. Elas participam de palestras, rodas de conversa, recebem orientação especializada de psicólogo, assistente social e enfermeira. Os encontros são semanais e desde dezembro contam também com a produção artesanal. “Tentamos desenvolver um trabalho completo e em rede para oferecer às gestantes, orientação adequada e atividades que tornem a gravidez um momento ainda mais especial”, explica a psicóloga Fredinara Leal Corado.

Os kits são confeccionados pelas próprias participantes que usam a imaginação para formar aos objetos. “Elas já chegam com a ideia de como querem as peças, qual a cor e quais enfeites usar, daí vamos montando cada parte usando a imaginação e os recursos que temos”, diz a monitora e artesã Marinalva Costa.


“A gente se surpreende com o que pode fazer, é um trabalho bonito e que desenvolve nossa criatividade, estamos preparando a chegada de nossos bebês”, alegra-se a gestante Lisa Marie.

Fonte: ASCOM da Prefeitura de São Desidério