11 dezembro 2017

Obras na sede de São Desidério estão em ritmo acelerado



Desde o segundo quadrimestre de 2017, várias obras foram iniciadas pela Prefeitura de São Desidério no município, a população da sede e zona rural vive dias melhores e vê as mudanças estruturais acontecendo aos poucos por meio dos trabalhos da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (SEINFRA).

Na sede da cidade duas grandes obras vão revolucionar a educação municipal, o Centro Educacional e a Biblioteca Pública. O Centro Educacional já tem 40% das obras executadas com paredes levantadas e rebocadas nos pavilhões 1 e 2, agora está em preparação a laje para concretagem e construção dos pavilhões superiores, a previsão é que tudo esteja pronto no segundo semestre de 2018. Já a Biblioteca está com toda a fundação de edificação e concretagem das vigas baldrames concluídas, em breve as paredes estarão erguidas.


Outro projeto estrutural que tem mudado a estética da cidade é o Projeto de Requalificação Urbana. Pontos centrais importantes da sede receberam melhorias e estão de cara nova, a exemplo, do Cemitério São Pedro, da Praça da Igreja Matriz, da Lavanderia Cultural e da Orla da Barragem. Desde outubro 100% das ruas do centro da sede estão asfaltadas, um anseio antigo dos moradores, pois muitas vias de tráfego intenso ainda eram calçadas com paralelepípedos. Ainda este ano terá início nas principais ruas a sinalização horizontal para organizar e dar segurança aos usuários do trânsito local.


E não para por aí, as entradas/saídas da cidade recebem investimentos que em breve serão entregues e darão novo aspecto aos ambientes. Na entrada/saída sentido Barreiras pela BR135, mais de 65% das obras estão concluídas. Uma delas é o canal de drenagem das águas pluviais que margeia a BR e passa pelo Bairro Nossa Senhora Aparecida até o Rio São Desidério. 95% do piso em concreto e paredes em alvenaria de pedra do canal já foram executados, agora está em andamento a cobertura em laje de concreto armado e a construção de quatro pontes para passagem de veículos, a previsão é que até janeiro de 2018 tudo esteja concluído. No local também é feito o canteiro central com metade da obra pronta. E as ruas paralelas à BR 135 serão pavimentadas com asfalto em TSD, o trabalho já começou e se estenderá em todo o bairro Nossa Senhora Aparecida nas ruas de terra que receberão pavimentação asfáltica, meio-fio e drenagem de água.


Já na entrada/saída pelo trevo com a BA 463 está em andamento a construção do passeio em concreto, meio-fio e sarjeta. Melhorias também serão iniciadas na entrada/saída para os municípios de Catolândia e de Correntina.


As obras de pavimentação dos bairros da sede estão só começando. Além do Bairro Nossa Senhora Aparecida, os bairros David Santana, Bela Vista, Cidade Alta e Cidade Nova receberão pavimentação asfáltica e em bloquete. A meta é que até meados de 2018, 100% das ruas da sede do município estejam pavimentadas.


“Nossa cidade está ficando mais bonita e agradável, por todo canto vemos obras, quando tudo tiver pronto com certeza será referência em infraestrutura para as cidades da região”, comemora a moradora da sede Ana Késsia Rocha Tavares.

Fonte: ASCOM da Prefeitura de São Desidério