Anuncie

Anuncie

Prefeito Zé Carlos entrega Sistema de Abastecimento de Água na localidade de Puba



O Programa de Implantação e Melhorias de Sistema de Abastecimento de Água em Comunidades Rurais (PRO-ÁGUA) desenvolvido pela prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (SEINFRA) inaugurou ontem, 24 o novo sistema da localidade de Puba.

A comunidade já dispunha de um sistema de abastecimento de água, mas era ineficiente, quem conta a situação é Maria Clara de 65 anos que há 15 anos reside no local. “Na minha idade não aguento mais pegar água no rio, então tinha que esperar a água chegar na torneira uma hora da madrugada para encher as vasilhas porque ás 4h da madrugada ela já ia embora, mal dava pra cozinhar, beber e tomar banho”, conta. Com o novo sistema 40 famílias serão atendidas dignamente e terão suas rotinas transformadas. “Graças a Deus não morri antes de ver a água na minha casa durante o dia”, comemora Maria.


Dona Eliete dos Anjos afirma que a falta da água comprometia a oferta dos atendimentos de saúde prestados no Posto de Saúde da localidade. “Com a falta de água o posto foi fechado, por que não tinha como o médico e o dentista atender, pois não tinha água nem para lavar a mãos e os equipamentos. Muda tudo em nossa vida, teremos atendimentos da saúde aqui e não precisamos ir até o Guará para tomar uma vacina ou arrumar um dente, o posto de saúde funciona aqui mesmo pertinho da gente, água é vida”, disse.

O PRO-ÁGUA leva qualidade de vida para várias comunidades realizando também a abertura de poços artesianos em 14 localidades. “A falta de água é um problema grande e sério em muitos povoados do município, são sistemas antigos e ineficientes que agora passam por manutenção, muitas regiões não tinham poços artesianos e agora estamos abrindo esses poços e também recuperando alguns já existentes, em vários lugares estamos implantando o sistema completo, pois ainda não tinham, temos muito trabalho pela frente, mas aos poucos vamos sanar essa necessidade”, explica o prefeito, Zé Carlos.


Puba está situada há mais de cem quilômetros da sede do município, mas as distâncias não são dificuldades para ações do poder público que tem se empenhado em levar qualidade de vida para todos os munícipes, é o que revela o secretário da SEINFRA, Jammys Alex. “Estamos planejando adequadamente os novos sistemas para que sejam duráveis e beneficiem a todos da comunidade”, analisa.

Fonte: ASCOM da Prefeitura de São Desidério

Tecnologia do Blogger.