Anuncie

Anuncie

Prazo para transferência dos processos de comarcas desativadas na BA é prorrogado


Com a ampliação do prazo, os processos devem ser transferidos em até 120 dias, a partir de 11 de setembro.


O prazo para transferência dos processos de 33 comarcas de entrância inicial, localizadas no interior do estado, foi prorrogado por mais 60 dias. A decisão fo tomada pelo Tribunal de Justiça da Bahia na quarta-feira (26). Em 5 de julho, o TJ-BA aprovou a desativação de 33 comarcas de entrância inicial, no interior baiano.

Antes de ser ampliado, o prazo para a transferência dos processos era de 60 dias a partir da data da decisão (5 de julho). Com a prorrogação, o prazo de transferência agora é de 120 dias, contados a partir do dia 11 de setembro.

De acordo com o TJ-BA, a decisão foi tomada devido a necessidade de examinar o acervo para a baixa processual, nas varas judiciais das comarcas desativadas.

A decisão de desativar as comarcas foi aprovada por desembargadores. De acordo com comunicado do Tribunal, "a medida está alinhada ao que dispõe a Resolução nº 184/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece, em seu artigo 9°, que os tribunais devem adotar providências necessárias para extinção, transformação ou transferência das unidades judiciárias ou comarcas com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por magistrado do respectivo Tribunal, no último triênio".

Fonte: G1 BA

Tecnologia do Blogger.