Anuncie

Anuncie

São Desidério rende homenagens ao Dia de São Sebastião com Romaria Ecológica



Para homenagear o dia de São Sebastião, celebrado no calendário católico no dia 20 de janeiro, centenas de romeiros participaram nesta sexta-feira, da 18ª Romaria Ecológica com destino ao povoado de Morrão. A caminhada com um percurso de mais de 09 km em mata fechada, reúne romeiros em um momento de muita fé, louvor, alegria, devoção e esperanças.


Quando chega a data, os romeiros se reúnem as 06h em frente à Igreja Matriz. E, no caminho a alegria supera o cansaço. “É uma tradição que não podemos esquecer, é importante manter os nossos valores e tradições. A cada ano venho percebendo que muitos jovens participam da romaria, isso nos deixa alegres, pois, serão eles que futuramente irão dar continuidade às nossas tradições”, disse o organizador, Florentino Augusto de Souza.


O devoto de São Sebastião, Olímpio Santana, que veio de Brasilia para acompanhar a Romaria Ecológica, elogiou a iniciativa dos organizadores. “Há uma década participo deste evento e neste ano percebo que a participação popular, principalmente da juventude cresceu. Espero vir sempre, com a permissão de São Sebastião. Caminhei mais de 09 km e ainda estou disposto a enfrentar várias romarias”, assegurou.


Com a chegada dos romeiros no povoado de Morrão, a população acompanhou uma procissão com a imagem do santo, pelo povoado, e em seguida é celebrada uma missa. Um grupo de reisados fez a alegria dos presentes enquanto foi servido o almoço.


“Vamos manter nossas manifestações culturais e religiosas, pois cultura é um legado para as futuras gerações. A SECULT irá dar todo apoio aos eventos culturais do nosso município”, falou o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SECULT), Josivaldo Oliveira.


Para o prefeito Zé Carlos é de suma importância manter as tradições no município e inovar outras que estão esquecidas. “Vamos reorganizar a nossa cultura, de forma coletiva, em que crianças, adolescentes, jovens e idosos possam participar das manifestações. Temos uma cultura rica, basta termos planejamento e muita dedicação para juntos construirmos uma nova história para nosso município”, garantiu.


Fonte: ASCOM da Prefeitura de São Desidério

Tecnologia do Blogger.