29 dezembro 2016

A importância de se fazer o B.O. (Boletim de Ocorrência)


Também conhecido pela sigla “B.O.” (Boletim de Ocorrência), é o documento que registra a notícia do crime. O Boletim de Ocorrência é o ato que dá inicio à fase pré-processual de apuração de um crime cometido e é o que possibilita a instauração do inquérito policial, além de fornecer dados para estatísticas ao poder público que poderá desenvolver políticas no campo da segurança pública evitando assim as chamadas “cifras negras”, que são os crimes que não chegam ao conhecimento do Estado.

É muito importante que nós, moradores, registremos qualquer tipo de ocorrência fornecendo o maior número de informações possíveis para o poder público traçar um perfil da criminalidade que nos afeta além de podermos cobrar atitudes da polícia dentro de fatos efetivamente ocorridos e não de supostos boatos de insegurança. Como dito no meio jurídico: “o que não está nos autos, não está no mundo”.

Para registrar um B.O., você pode comparecer ao distrito policial – DP – mais próximo de sua residência. Esse registro será encaminhado pelas Autoridades Policiais que o efetuarem ao distrito competente para apurar o crime.

B.O. Eletrônico


Deve ser lembrado, por outro lado, que hoje a Secretaria da Segurança Pública disponibiliza, em alguns casos, o B.O. Eletrônico através da Delegacia Eletrônica.

Esse tipo de B.O. pode ser feito via internet em casos de:

Furto de Veículo;
Furto ou Extravio de Documentos;
Desaparecimento ou Encontro de Pessoa;
Furto de Placa;
Furto de Celular.

Para outros tipos de ocorrência, você deve comparecer a um distrito policial.


Info São Desidério com informações do SAPP