17 março 2016

São Desidério recebe visita do Projeto Cerrado para realização de mapeamento de experiências socioambientais e entrega de inscrições do Cefir


Durante os dias de 14 e 16/03, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) juntamente com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizaram no município de São Desidério, no Oeste Baiano, atividades para mapeamento de experiências socioambientais. O trabalho é uma das vertentes do Projeto Cerrado, executado pelo Governo do Estado, que tem como objetivos capacitar proprietários e técnicos rurais em restauração, fortalecer a capacidade de prevenção e combate a incêndios florestais e beneficiar agricultores familiares (menores de quatro módulos fiscais) através da regularização ambiental de suas propriedades.

Com trocas de experiências a equipe técnica do Projeto visa compartilhar com os pequenos produtores conhecimentos sobre a regularização ambiental rural no que tange a promoção da adequação de produtores rurais à legislação florestal por meio do apoio a mecanismos de cadastramento ambiental de imóveis rurais (Cefir) e recuperação de passivos em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL).

Todas as informações obtidas serão registradas em um banco de dados virtual de acesso público, visíveis a sociedade, permitindo a divulgação, conhecimento e futuros registros das áreas degradadas para restauração produtiva, à expectativa é que neste ano além de São Desidério, Correntina e Cocos ainda sejam realizados outros mapeamentos de experiências socioambientais em outros municípios do Oeste Baiano, entre eles Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Jaborandi.

Projeto Cerrado – É uma iniciativa da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em cooperação com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Reino Unido e Banco Mundial, e tem previsão de execução até 2018. Este projeto tem como área alvo o Oeste Baiano, foram selecionados oito municípios com base nos índices de perda de vegetação nativa e o percentual de vegetação remanescente, as demandas sociais, a capacidade de gestão e a existência de áreas protegidas.

Cefir – Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais

No dia 18/03 (sexta-feira), também em São Desidério, o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler vai entregar cerca de 1.000 inscrições do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), a pequenos agricultores familiares beneficiados por esta parceria, o evento vai acontecer na Câmara de Vereadores do município às 9h, e contará também com a participação do prefeito da cidade Ademilton Barbosa, além de outras autoridades.

Spengler destaca a importância do esforço de todos para atender esta demanda que é prioridade para a secretaria e para os beneficiados. “O Governo do Estado, por meio dessa iniciativa, reafirma seu compromisso em incentivar à preservação e à recuperação ambiental, além de fazer com que a propriedade privada rural seja adequadamente utilizada, de modo a garantir a função social da propriedade”, afirmou o titular da pasta.

Fonte ASCOM SEMA