19 fevereiro 2016

Câmara de São Desidério dá início aos trabalhos do exercício de 2016



A Câmara Municipal de São Desidério encerrou oficialmente o recesso legislativo com a realização da 1ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2016. A Sessão ocorreu na noite desta quarta-feira (17), no Plenário Celso Barbosa. Estiveram presentes o vice-prefeito de São Desidério, Reginaldo César, o prefeito, Demir Barbosa, o secretário do meio ambiente, Alexandre de Carvalho, a secretária da assistência social, Maria Adalgisa Barbosa, o secretário da agricultura, José Santana, a assessora de comunicação, Ana Cristina Santos, o superintendente da infraestrutura, Jânio Nunes, além de outras autoridades locais e munícipes presentes.


O presidente da Casa iniciou os trabalhos agradecendo a Deus pela oportunidade de dar continuidade aos trabalhos legislativos e para que se possa fazer o melhor pelo desenvolvimento do município. Ele agradeceu a todos os presentes pelo comparecimento, mas lamentou a ausência da população e das demais autoridades políticas de São Desidério. “É importante que a população acompanhe o trabalho do legislativo para saber o que um vereador faz e contribuir para o desenvolvimento do município”, afirmou Tena. Logo após foi concedida palavra ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Desidério, Jorge Cavalcante, que convidou a todos para a inauguração da nova sede do STR a realizar-se nesta sexta-feira, às 17h.


Depois foi a vez dos vereadores utilizarem a Tribuna. O vereador Joacy iniciou a fala criticando o recesso parlamentar. “Não é admissível que um trabalhador comum tenha direito a trinta dias de férias e o parlamentar tenha de 60 a 90 dias de folga. Precisamos mudar esse regimento interno”, criticou. O vereador ratificou a crítica do presidente da casa pela ausência de grande parte dos secretários e da população na Sessão. Ele também para parabenizou a direção do STR pela conquista da nova sede. “Eu também contribui indiretamente para a construção desta sede, pois participei ativamente de muitas lutas desse sindicato. Com certeza estarei presente”, afirmou. Joacy também fez críticas ao governo municipal. “O prefeito é mal assessorado. A reforma do colégio Germano já dura dois anos, temos um canal com a cobertura quebrada que não consertam, o loteamento cidade nova continua sem iluminação”, afirmou Joacy.


O vereador Bira retrucou a fala de Joacy afirmando que durante o recesso os vereadores continuam trabalhando. “Fomos com uma comitiva para Salvador buscar soluções para os problemas de segurança pública que estamos enfrentando, articulamos também para a vinda a equipe da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) para regularizar a situação fundiária do nosso município, também articulamos a vinda do Incra para regularizar a situação dos assentamentos, então trabalhamos e muito”, afirmou. Bira também falou sobre as parcerias realizadas com o apoio da prefeitura para melhorar a vida do trabalhador do campo. “A prefeitura está ajudando muito o agricultor rural realizando parcerias para distribuição de sementes, construção de casas, então isso é trabalho”, afirmou.

O vereador Zé Barbosa parabenizou o STR pela inauguração da nova sede e apoiou as críticas direcionadas pelo vereador Joacy. “Vou deixar a cargo do senhor prefeito a análise do que foi feito nesses vinte anos que esse grupo político está à frente da prefeitura da nossa cidade”, questionou. O vereador Gerson Carvalho, também parabenizou a direção do STR pela conquista e ratificou as criticas do parlamentar Joacy. “Não retiro uma palavra do que foi dito aqui pelo vereador Joacy com relação à prefeitura”, disse.


Logo depois se pronunciou o vereador Camarão. Ele falou sobre as comemorações do 54º aniversário de emancipação política de São Desidério e também sobre os problemas enfrentados pelos munícipes com o abastecimento de água. “O contrato da Embasa está vencendo e temos que realizar uma audiência pública com a população para decidirmos o que fazer. A Embasa precisa realizar melhoras no atendimento”, afirmou. O vereador também rebateu as críticas do vereador Joacy. “É só olhar para as cidades vizinhas que vamos ver que São Desidério vai bem. É claro que muita coisa ainda precisa ser feita, mas temos um prefeito que sabe dialogar, que já fez muito pelos trabalhadores desse município e vai continuar fazendo”, reforçou.

O Vereador Devanir também saiu em defesa do prefeito citando as obras que estão sendo realizadas em Roda Velha. “Quem anda nesse município sabe do que estou falando. Nenhum prefeito tinha tido essa coragem de pavimentar as estradas vicinais desse município. Isso é muito importante para o agricultor, que precisa escoar sua produção. Quem critica em Roda Velha é porque não sabe do que está falando”, criticou Devanir. A vereadora Graça foi quem encerrou a fala dos Edis. “Esta cidade está transformada. A regulamentação fundiária que era um desejo nosso desde que entrei nesta Casa finalmente vai sair do papel, então as coisas estão acontecendo. Temos vontade de fazer mais, mas nem sempre é possível. São Desidério precisa de todos nós. Cada um faz o que tem que fazer pelo município de São Desidério. Precisamos do apoio de cada um”, disse a vereadora Graça.

O vice-prefeito, Reginaldo César, parabenizou os vereadores pelo papel que vêm desempenhando no legislativo e comentou sobre os questionamentos do vereador Joacy. “Talvez, em alguns momentos, falte um pouco de esforço, mas estamos fazendo aquilo que é possível. Tem muitas coisas que acontecem que emperram o nosso trabalho, a burocracia não nos deixa fazer mais eficiência. Qualquer administração tem seus defeitos, mas superamos com o nosso trabalho”, afirmou.


Em tom de despedida, o prefeito, Demir Barbosa, encerrou os pronunciamentos fazendo um breve relato sobre o desenvolvimento da cidade e falou sobre os avanços da gestão. “Recebo as críticas e cobranças com muita alegria porque isso contribui para o nosso crescimento. Por mais que se faça, as demandas nunca deixaram de existir, mas para um grupo se manter há mais de 20 anos na administração é preciso muito trabalho. Nós proporcionamos o debate, abrimos as portas do gabinete e fizemos uma gestão democrática e participativa. Levamos energia elétrica a quase todo o município, investimos milhões em logística para o escoamento da produção, tudo com recursos próprios. São Desidério avança, não podemos negar isso”, afirmou.

A próxima Sessão Ordinária será realizada na próxima quarta-feira (24), às 19h, no Plenário Celso Barbosa.


Fonte: ASCOM da Câmara Municipal de São Desidério