02 setembro 2015

São Desiderio realiza oficina de Educação Ambiental Sobre Preservação do Cerrado



Foi realizado na manhã dessa terça-feira, 01, no auditório da prefeitura de São Desidério, uma oficina de Educação Ambiental, que contou com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Demosthenes Junior, do diretor de Departamento de Proteção ao Meio Ambiente, Wagner Manheze, da especialista em Meio Ambiente e Recurso Hídricos do Estado da Bahia, Camila Lima, e da coordenadora do Instituto Bocapiú, Silvani Honorato.


Intitulado como Projeto Cerrado, o programa é uma ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente- Sema, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente, Recursos Hídricos-Inema e municípios do oeste baiano. Os recursos são providos do Banco Mundial e Ministério do Meio Ambiente.


A ideia é divulgar o Projeto Cerrado. Uma iniciativa do Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em cooperação com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Reino Unido e o Banco Mundial, e que tem previsão de execução até 2018.


O Projeto Cerrado visa capacitar proprietários e técnicos locais em restauração florestal, fortalecer a capacidade de prevenção e combate a incêndios florestais, reconhecimento de práticas alternativas ao uso do fogo na agricultura, promoção da conservação, restauração, recuperação e manejo sustentável do cerrado, tendo como alvo de atuação oito municípios da região oeste da Bahia: Luís Eduardo Magalhães, Jaborandi, Cocos, Correntina, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, São Desidério e Barreiras.


Para a especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Camila Lima, o Projeto Cerrado contribui em muito para o Oeste Baiano. “ Os principais objetivos do Projeto Cerrado, é combater e prevenir incêndios, restauração florestal e aumentar o número de cadastro estadual/Florestal de Imóveis Rural-CEFIR, além de mobilizar aos agricultores a importância do cerrado”, disse.


“O treinamento faz parte do Programa Cerrado, iniciativa em parceria com o Reino Unido e o Banco Mundial que objetiva contribuir para a redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa no bioma”, explanou o secretário municipal do Meio Ambiente, Demosthenes Junior.

Fonte: ASCOM SD