22 setembro 2015

São Desidério celebra manifestação cultural do Divino



A manhã de domingo, 20, foi especial para a população de São Desidério. Na data foram realizados os festejos do Divino Espírito Santo que teve como imperador o pequeno Emmanuel Messias da Silva. Os preparativos para a festa deste ano começaram ainda no ano passado, mais precisamente no dia 20 de setembro de 2014, quando Emmanuel foi sorteado para o cargo. Desde então a família do garoto e os devotos do Divino iniciaram os trabalhos de organização para esta que é uma das tradições mais antigas do município.


O Bispo da Diocese de Barreiras, Dom Josafá Menezes, lembra que esta manifestação é secular. “Em São Desidério o Divino é uma tradição antiga, a data fixa de 20 de setembro é consequência da peregrinação do primeiro padre que celebrava missas, as chamadas desobrigas, uma vez por ano na localidade”, confirma. Oficialmente o Divino ou Pentecostes, é comemorado 50 dias após a Páscoa.


Para a mãe de Emmanuel, Valdivina Francisca da Silva e Silva todo o esforço foi recompensado ao sentir que sua fé está ainda mais viva. “Este momento é muito especial, um sentimento de profundo amor a Deus e ao Divino que compartilhamos com toda a comunidade em especial aquelas pessoas que há um ano trabalham incansavelmente para realização desta festa”, disse ao agradecer a participação e o apoio de todos os envolvidos.


Durante a missa solene, foram sorteados os novos responsáveis pelos festejos de 2016. A corte do Divino será liderada pelo imperador Antônio Carlos Ferreira da Silva que todos os anos costuma participar ativamente desta tradição. Ele recebeu a coroa das mãos de Emmanuel. A partir de agora recomeça o processo que culmina na festa, entre eles, colher donativos, levar a bandeira às casas dos munícipes, realizar a pegada do mastro e atualizar a lista de interessados para os cargos de 2016.











Logo após a missa, os fiéis saíram em caminhada pelas ruas da cidade, seguindo em direção à casa do Ex-Imperador Emmanuel Messias da Silva onde estaria sendo servido um grande almoço para os devotos do Divino.

Fonte: Info São Desidério e Ascom SD