22 setembro 2015

Extintor para otário!

Tb_Extintor_2

Você se lembra daquela história dos extintores ABC (os quais, teoricamente, são extintores "super modernos" e mais "eficientes" que os modelos antigos) e que deveriam ser utilizados por todos os carros do país?!

Pois é... lamento lhe informar, mas você foi feito de otário (mais uma vez)!

Recordar é viver

No final de 2014, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) havia divulgado uma notadizendo que os novos extintores do tipo ABC seriam obrigatórios em todo os carros do país, a partir de 1º de janeiro de 2015. Quem tivesse o extintor do tipo BC (modelo antigo) deveria realizar a substituição pelo novo modelo (que é mais caro, óbvio).

Porém, em janeiro de 2015, o CONTRAN divulgou uma nova nota, adiando a exigência por 90 dias. Em março, uma nova prorrogação ocorreu, adiando a obrigatoriedade para julho. Em junho, nova postergação, deixando para outubro o prazo máximo para substituição dos extintores.

Pegadinha do CONTRAN

Nesta quinta-feira, 17, poucos dias antes da troca pelos extintores ABC entrar em vigor, o CONTRAN resolveu anunciar que o uso de extintor de incêndio em veículos de passeio passa a ser optativo no Brasil.

- Tá de sacanagem, né?!

Veículos de transporte comercial de passageiros, como ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-tratores e também para o transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos, o uso do dispositivo continua obrigatório.

Certificado de Otário

O que dizer para os otários que compraram aquela porra de extintor ABC (que era tão ruim e ineficiente quando o modelo anterior)? Como é que ficam?! Podem enfiar o extintor no rabo?! Ou devem mandar a conta para o CONTRAN?!

Pelo menos o CONTRAN poderia ter a decência de mandar um certificado de otário para os felizes proprietário destes extintores, não é mesmo?!

- Num fode, porra!

Fonte: Otário Anonymous