São Desidério Fest 2018

05 setembro 2015

Comissão de Saúde propõe ações para promoção da saúde do homem



Na manhã desta quarta-feira (02), na reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), iniciou o planejamento das ações para realização de um evento de promoção da Saúde do Homem. A proposta foi lançada no último encontro do CMS pelo presidente da Comissão de Saúde da CMSD, vereador Joacy Carvalho. Participaram da reunião o secretário de saúde do município, Jefferson Barbosa, os representantes do CMS, o urologista Dr.Luis Henrique, e os vereadores Camarão, membro da Comissão de Saúde, Gerson Carvalho e Joacy Carvalho.

Durante o debate foram colocadas diversas propostas para chamamento do grupo de homens alvo da campanha. “Temos que definir a faixa etária e quais os parâmetros da triagem. Nosso objetivo é fazer uma mobilização tão boa quanto a que foi feita na campanha de prevenção do câncer de mama” afirmou o secretário Jefferson Barbosa.


Ficou definido que a triagem será feita através do exame qualitativo do PSA e que serão realizadas palestras sobre os cuidados adotados para prevenção do câncer de próstata, como também para evitar a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. “A prevenção é o melhor remédio para a nossa população. Temos uma equipe pra isso e temos a certeza que podemos cuidar melhor do povo do nosso município. Não podemos poupar esforços pra convencer os homens que o cuidado com a saúde é de extrema importância” ressaltou Joacy Carvalho.

Ficou agendada uma nova reunião que será realizada apenas com os profissionais da saúde para definir os detalhes da campanha que, posteriormente, serão repassadas para deliberação do Conselho.


Outros Temas

Durante a reunião, o coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município, Clécio Ribeiro, passou informações sobre as diretrizes da Política Municipal de Assistência Farmacêutica e falou sobre as responsabilidades dos Estados e dos Municípios no fornecimento dos medicamentos à população.

Houve também uma palestra do Terapeuta Holístico, Renilson Freitas, que falou sobre o Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) proposta pelo SUS. O PNPIC financia atendimentos de Medicina Tradicional Chinesa, Reiki, Homeopatia, Acupuntura, entre outras técnicas integrativas. Ele também falou sobre a importância das estratégias de prevenção de doenças e dos cuidados com a saúde mental.

Fonte: ASCOM CMSD