São Desidério Fest 2018

27 agosto 2015

O tripé do poder no Oeste da Bahia; João Leão x Otto Alencar


O anúncio do rompimento das relações políticas entre o PT de Barreiras e o governo do prefeito Antonio Henrique, notícia publicada no ZDA, não assusta e nem surpreende. Não assusta porque o partido no município nunca participou de fato da atual administração. Não surpreende porque em 2012 ao invés de apoiar uma aliada, Jusmari Terezinha, o PT embarcou na campanha de um adversário histórico.

As cenas de hoje são exatamente as mesmas daquele ano: o prefeito tem o apoio do vice-governador da Bahia, dois deputados, maioria na Câmara de Vereadores e significativa rejeição popular. A diferença, porém, são os avalistas. Ao invés de João Leão, que em 2011 endossou o nome de Tonhão, surge, agora, Otto Alencar, o garantidor de Zito Barbosa, outro histórico adversário do PT.

Mas as coincidências não param por aí.

Ontem, apesar de ter votado na oposição – contra Jaques Wagner e Dilma Rousseff, Tonhão entrou pela porta da frente dos governos petistas. Além de Leão, ele fora recepcionado pelo também governista Humberto Santa Cruz, prefeito de Luís Eduardo Magalhães.

Hoje, mesmo tendo votado na oposição – contra Rui Costa e Dilma Rousseff, Zito pode ser recebido com tapete vermelho pelo PT. Além de Otto, ele tem sido ciceroneado pelo também governista Demir Barbosa, prefeito de São Desidério, a fazer parte do circulo.

A movimentação do PT em Barreiras e São Desidério – rompendo com Antonio e unindo-se a Demir – e a interlocução de Jusmari junto ao PSD, deixam claro que a próxima disputa eleitoral nos três principais municípios do Oeste da Bahia no próximo ano estará, mais uma vez, ligada umbilicalmente.

Se o PP prepara fortes nomes para reunir o poder nas três cidades – Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães, o PSD também não fica atrás. Para o PT, tudo certo, nada melhor, tendo em vista que o embate fique no campo governista. Em casa, a medicação de força deve ser mesmo entre João Leão e Otto Alencar.

Fonte: ZDA