25 agosto 2015

Comissão de Saúde participa de reunião do Conselho Municipal de Saúde



A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Desidério (CMSD) participou, na manhã desta quinta-feira (20), de reunião do Conselho Municipal de Saúde de São Desidério realizada no posto de saúde da família Antônio Pereira da Rocha. Estiveram presentes o presidente e o membro da Comissão, Joacy Cavalho e Camarão, respectivamente, o vereador Gerivaldo Soares, o Secretário Municipal de Saúde, Jefferson Barbosa, além dos representantes do Conselho e de populares. Na oportunidade, o vereador Camarão justificou a ausência da relatora da Comissão de Saúde, vereadora Graça do Cleusmar, que no momento acompanha o filho que está hospitalizado.

Na reunião foi feita uma avaliação da Conferência Municipal de Saúde. A secretária executiva do Conselho, Neuracy Ferreira, avaliou como positiva a participação da equipe e da população em geral nas discussões. “Foi muito positivo. A equipe mostrou o quanto está comprometida com a melhoria da saúde do nosso município. Esperamos que nossas propostas sejam bem recebidas na etapa estadual da Conferência”, avaliou.


Outro evento abordado no encontro foi a realização da campanha nacional de combate ao câncer de mama que realizou 1023 mamografias em mulheres do município. O secretário de saúde disse que ficou surpreso com o empenho da equipe em trazer todas as mulheres que estavam na faixa etária foco da campanha. “Tivemos 15 dias para localizar as pouco mais de mil mulheres indicadas pelo IBGE com idades entre 50 e 69 anos. Foi um trabalho corpo a corpo e, devido à dedicação de toda a equipe, nós conseguimos atingir a meta. Parabenizo todos os agentes de saúde e demais servidores da saúde que se esforçaram ao máximo em benefício das mulheres da nossa cidade”, agradeceu Jefferson Barbosa.

Os vereadores Joacy Carvalho e Camarão questionaram o secretário sobre possível falta de pagamento a alguns médicos do município. O secretário disse que alguns médicos não receberam porque estão com problemas na documentação exigida para assinatura do contrato com a prefeitura, e alguns outros estão com atraso de poucos meses, mas que já está sendo regularizado. 

“O pagamento dos médicos do PSF está em dia. Os ortopedistas e alguns plantonistas que estão com um pequeno atraso, mas que está sendo resolvido. Não podemos esquecer que, não só o município, mas o país está passando por uma série crise financeira e os recursos não suprem a demanda do município”, disse o Secretário.

A próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde está marcada para o dia 02 de setembro.

Fonte: Ascom/CMSD