Bahia Farm Show

24 julho 2014

Retrate inicia com aula inaugural em São Desidério

01
O Projeto de Requalificação dos Trabalhadores de Teatro do Interior – Retrate Interior – teve início em São Desidério nesta segunda-feira, 21, com a aula inaugural promovida pelo presidente do Sindicato dos Artistas da Bahia e idealizador do projeto Fernando Marinho e a Coordenadora Pedagógica, Tereza Fonseca. O evento foi realizado no Centro Cultura Celso Barbosa e contou com a presença dos aprovados do Retrate, alunos das escolas estaduais e da comunidade local.
02
As aulas terão início na próxima segunda-feira, 28, e serão executadas em semanas alternadas de segunda a sábado nos turnos vespertino e noturno, com, no mínimo, 20 horas semanais. Duas turmas foram formadas, serão 12 matérias divididas em três módulos: Interpretação, Aulas Teóricas e Técnicas Especiais.
03
Segundo Fernando Marinho a parceria formada com o poder público municipal foi fundamental para a implementação do Retrate no município. “São Desidério abraçou o Retrate Interior e cumpriu com todos os critérios do trabalho, estamos muito felizes em poder atuar mais uma vez no oeste baiano”.
04
Já Tereza explica que é fundamental o aprimoramento dos estudos para os artistas desta região. “Temos mais de 40 alunos aprovados, são pessoas de São Desidério e de cidades vizinhas, nestes seis meses de curso eles aperfeiçoarão suas técnicas e conhecimentos”. Com esta edição de 2014 o Retrate atenderá 960 artistas de 24 cidades baianas.
05
Quem também comemora a chegada do projeto é o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho. “Para nossa cidade esta é uma grande conquista, pois lutamos pela valorização cultural e sabemos o quanto é importante capacitar e qualificar estes profissionais, estamos dispostos a contribuir sempre com estas parcerias”.
Texto: Diego Souza com informações da Secretaria de Cultural, Esporte e Lazer
Fotos: Arquivo da Secretaria de Cultural, Esporte e Lazer