Bahia Farm Show

07 julho 2014

Projeto de Recuperação Hidroambiental do Rio São Desidério será contratado

40-DSC_9556
Para realizar a contratação das obras e Serviços para a Recuperação Hidroambiental do Rio São Desidério e seus afluentes o prefeito Demir Barbosa e o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior participaram de uma visita técnica aos trechos do Rio São Desidério, juntamente com o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, Cláudio Pereira e o assessor técnico da Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo – AGB Peixe Vivo, Thiago campos nesta terça feira, 01.
47-DSC_9568
A visita atende ao Ato Convocatório 015/2014, da AGB Peixe Vivo, agência que exerce as funções executivas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e tem como objetivo a contratação das obras e serviços para Recuperação Hidroambiental do Rio São Desidério e seus afluentes.
30-DSC_9535
Participaram ainda da visita quatro empresas interessadas em participar da licitação para execução dessas intervenções que consistem em construção de cercas de arame liso e mourões de eucalipto para proteger as áreas de preservação permanente, retirada de plantas invasoras (Taboa) no percurso do rio São Desidério, adequação das estradas rurais (construção de barraginhas, lombadas e sarjetas/bigodes), além da composição das áreas degradadas através do plantio de mudas de espécies nativas que se adaptem ao ambiente
35-DSC_9547
A partir da visita, as empresas terão mais fundamentações para elaborar as propostas de recuperação hidroambiental que serão apresentadas até o dia 16 deste mês às 14 horas, no escritório Regional da AGB Peixe Vivo em Bom Jesus da Lapa, onde receberão um certificado de visita do local da obra, os quais deverão ser obrigatoriamente relacionados na documentação de qualificação técnica do envelope.
56-DSC_9589
“É uma demanda da Prefeitura de São Desidério atendida pelo CBHSF, que será financiado pelos recursos da cobrança pelo uso da água. São Desidério vem com essas ações demonstrando o interesse pela melhoria da qualidade e quantidade de água em seu território e foi vencedor do processo de escolha. Esperamos que seja um projeto que tenha continuidade das ações e apoio dos e moradores para que consequentemente tenhamos melhoria dos cursos d’água”, afirmou Thiago.
59-DSC_9596
De acordo com Cláudio Pereira, São Desidério, é um exemplo dentro da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “Este município é um modelo de gestão a ser seguido, percebemos o compromisso e empenho do governo municipal em realizar sua gestão ambiental”, elogiou.
41-DSC_9558
O prefeito, Demir Barbosa, comemora a parceria com o CBHSF. “Saber que o comitê acredita nesta gestão serve de estímulo para os gestores, isto significa que estão reconhecendo nossos esforços, dando-nos apoio para a concretização dos nossos projetos, este fato nos dar forças para continuar trabalhando para a melhoria da qualidade ambiental e também da vida das pessoas”, disse.
52-DSC_9577
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthens Júnior, este projeto trará resultados significantes para melhorar a qualidade ambiental e aumentar a quantidade de água do Rio São Desidério. “Essas intervenções contribuirão para o aumento da disponibilidade hídrica devido ao armazenamento de água nas barraginhas e reabastecimento dos aquíferos, a redução da ocorrência de processos erosivos, diminuir a quantidade de sedimentos que são carreados para os corpos hídricos e melhora a qualidade da água e oxigenação e desenvolvimentos dos peixes”, ressaltou.
Texto: Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins