25 julho 2014

Governo Municipal realiza investimentos para fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura

???????????????????????

Fomentar, estimular e estruturar a piscicultura no município de São Desidério é o objetivo da Prefeitura Municipal por meio da parceria entre a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura ao iniciar os trabalhos de limpeza e adequação dos viveiros destinados à criação de peixes nos povoados de Embalçador, Penedo e Morrão de Cima, com a previsão de 208 horas máquinas e custo estimado de R$ 37.440,00.

???????????????????????
???????????????????????

O prefeito, Demir Barbosa e o secretário de Agricultura, José Marques acompanhados da equipe técnica vistoriaram nesta quarta-feira, 23 a execução dos serviços nas propriedades produtivas que estão sendo beneficiadas, no povoado de Embalçador.

???????????????????????
???????????????????????

Segundo o prefeito, Demir Barbosa, a piscicultura é uma atividade promissora no município devido ao potencial hídrico. “Nós dispomos de ótimas condições para o aumento da cadeia produtiva, e este suporte dado aos produtores rurais é uma das políticas públicas do município com o intuito de fixar as famílias na zona rural, dando a elas melhores condições de trabalho no campo, além de gerar renda, emprego, movimenta a economia local e consequentemente melhora a qualidade de vida das pessoas. Agora cabe aos produtores se organizarem em associações para uma boa comercialização, e no que depender deste governo estamos de braços abertos para apoiar e tornar esta atividade rentável e lucrativa”, destacou.

???????????????????????
???????????????????????

De acordo com o diretor do departamento de Agropecuária, Leandro Rocha, estas ações foram projetadas através de um levantamento que começou em meados de 2013, com visitas, entrevistas aos produtores, catalogação de locais e unidades produtivas, bem como propriedades com potencial para a atividade. 

“Neste levantamento, foram observados alguns aspectos da produção, como área de tanques escavados, produtividade, produção, tipo de manejo e alimentação, desafios enfrentados e gargalos de produção e comercialização, além da falta de um aporte técnico”, explicou.

???????????????????????
???????????????????????

Para o secretário de Agricultura, José Marques estas intervenções já sinalizam avanços para o segmento no município. “Com a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e do um programa municipal de apoio à piscicultura, que está em fase de estruturação, além da ativação da Unidade de Beneficiamento de Pescado na área do Distrito de Irrigação São Desidério - Barreiras Sul, que irá auxiliar na comercialização e o fortalecimento de parcerias com as instituições: Bahia Pesca, SEBRAE e SENAR, esse gargalo deverá ser corrigido uma vez que esse cenário viabiliza a produção legal e a implantação de agroindústrias familiares, promovendo uma melhora na qualidade do pescado, incremento da renda do produtor, tecnificação e profissionalização do mesmo, e consequente melhoria da qualidade de vida das famílias e comunidade inseridas na atividade da piscicultura ”, assegurou.


???????????????????????
???????????????????????

Seu Ermino José de Souza assim como José Ivo dos Reis e Lindomar Rodrigues são moradores do povoado de Embalçador e estão entre os 26 produtores beneficiados pela iniciativa da prefeitura. Eles comemoram o apoio recebido. “Hoje só temos motivos para comemorar, pois a nossa produção é pequena, não dá para investir em melhorias dos tanques, mas graças ao apoio vamos melhorar e aumentar a produção, basta nós nos organizarmos em uma associação para comercializarmos e termos lucros”, disse Ermino. Lindomar completa, “há cinco anos estou neste ramo por que vi que dá lucros, mas estava faltando este apoio, por que estas horas/máquinas custam caro para nós”, falou.

???????????????????????

 
Texto e fotos: Adinete Batista